Enfermeiro na Irlanda – Validação do Diploma!

 

ENFERMEIRO NA IRLANDA | ENFERMAGEM NA IRLANDA | VALIDAÇÃO E RECONHECIMENTO DE DIPLOMA DE ENFERMAGEM NA IRLANDA

“A Enfermagem é uma arte; e para realizá-la como arte, requer uma devoção tão exclusiva, um preparo tão rigoroso, quanto a obra de qualquer pintor ou escultor; pois o que é tratar da tela morta ou do frio mármore comparado ao tratar do corpo vivo, o templo do espírito de Deus? É uma das artes; poder-se-ia dizer, a mais bela das artes! Florence Nightingale”.
No vídeo abaixo a Sabrina Martins diz para nós como foi deixar o Brasil com filho e marido para vir para Irlanda estudar inglês e obter a nota exigida no IELTS e aí começar o processo de validação e reconhecimento do diploma de enfermeira e consequentemente trabalhar na Irlanda como enfermeira.
Após o vídeo vejam os pontos importantes para ter seu diploma reconhecido. O texto abaixo contou com a ajuda da Marcelle Blaser que trabalha no hospital Saint James em Dublin – Irlanda para ser descrito.

 

A enfermagem é uma das profissões que pode ser exercida em quase todos os lugares do mundo, desde que seu diploma esteja dentro dos padrões exigidos. Cada país tem suas exigências e vou falar um pouco sobre como é este processo de reconhecimento do diploma de enfermeiro na Irlanda.
Primeiro e mais importante, saiba que pra exercer a profissão de enfermeiro na Irlanda, é preciso ser registrado no Órgão NMBI, equivalente ao COREN no Brasil. Segue o site do NMBI: www.nmbi.ie. No site tem todo o passo a passo e todas as exigências que precisa saber.
As informações abaixo são do site do NMBI que eu traduzi de uma forma simples e algumas vezes vou falar de como foi no meu caso também. Essas eram minhas dúvidas quando comecei a pesquisar sobre ser enfermeira na Irlanda.
Como eu faço pra registrar?
O processo tem 5 passos (5 steps). No site do NMBI tem o passo a passo mas podemos adiantar o básico:
O mais importante: Tenha a nota exigida no IELTS ou no OET. Não pode iniciar o processo sem isso. E qual é a nota?
IELTS Academic Test
Minimum scores
Listening
6.5
Reading
6.5
Writing
7.0
Speaking
7.0
Overall
7.0
OET  
                Minimum scores
Listening
                              C+
Reading
                              C+
Writing
                               B
Speaking
                               B

Fonte: English-Language-Requirements

Exame IELTS: https://www.ielts.org
Exame OET: https://www.occupationalenglishtest.org/
Qual é o mais fácil? Não existe fácil. O OET é muito novo aqui na Irlanda (desde janeiro de 2018), então não se sabe muito a respeito nem temos muito relatos de quem já fez. O OET é adotado na Austrália e na Nova Zelândia há mais tempo.
Europa Intercambio tem excelente preparatório para IELTS e OET aqui em Dublin – Irlanda! – entre em contato: info@europaintercambio.com ou em solicite orçamento!
INICIANDO O PROCESSO:
Lembrando que para iniciar o processo, no formulário de aplicação você tem que enviar a nota do IELTS/OET. Não se inicia o processo sem isso.
STEP 1 – Baixe o formulário de aplicação do NMBI.
O nosso grupo é o Grupo 3, de quem estudou fora da União Européia.
Com o IELTS/OET em mãos e com a nota necessária, preencha e envie o formulário: baixar o formulário
Depois deles analisarem sua nota no IELTS ou OET, chegará uma correspondência por correio na sua casa, explicando exatamente os próximos passos.
STEP 2: é essa correspondência. Lá você vai preencher os dados relativos a sua experiência prévia, faculdade, pós graduação (caso tenha), COREN e etc e enviar de volta via correios pro NMBI.
OBS: O processo não é claro que quem não tem experiência, pois eles exigem pelo menos 1 ano. Não conheço ninguém que tentou validar o processo sem experiência e eu não sei se o processo muda nesses casos.
STEP 3: Encaminhar formulários a serem preenchidos no Brasil. Você enviará pro COREN, pra faculdade, pro empregador onde você trabalhou por mais de 1 ano, e pra onde você fez sua pós graduação (caso tenha). Na documentação está escrito para onde deve ser enviado e preenchido cada formulário.
Caso você esteja na Irlanda, pede pra quem tem sua procuração no Brasil fazer isso para você. Se ninguém tem sua procuração, pede pra algum amigo, familiar, explica a situação, pode ser que dê certo.
Os documentos têm que ser originais. Em alguns casos eles pedem alguma declaração ou algum anexo. Tem que ser original, ou seja, mandem essas declarações, certificados em portuguêmesmo. Caso necessite, eles enviarão qual documento eles querem que seja traduzido. Deixe que eles te mandem pra você traduzir, não gasta seu dinheiro à toa. O Processo sem si já é caro. A tradução tem que ser juramentada, dá pra fazer isso no Brasil e na Irlanda.
Seguem os links de onde eu fiz as minhas traduções:
No Brasil: http://www.litero.com.br/
Na Irlanda: http://www.mainstreamtranslations.com/
Esses foram os lugares mais baratos que eu achei e eu não tive problema com nenhum deles.
Esses documentos tem que ser enviados pelas instituições. No meu caso meu cunhado (que tem minha procuração) solicitou o preenchimento dos documentos e buscou os envelopes lacrados e postou. A postagem é cara e ninguém vai querer arcar com esses custos. Lembrando que as cartas demoram a chegar na Irlanda. Segue aqui o link dos correios com os valores e os tipos de postagem.
STEP 4: Análise do processo: Enviei. E agora? Agora espera. E quanto tempo demora? Depende do NMBI. Não tem prazo estabelecido. Depois que eles receberem tudo, eles começarão a analisar. Meu processo demorou 3 meses mas tive muita sorte. Geralmente demora muito mais, dependerá da quantidade de processo que eles tem pra julgar.
Na primeira carta que você receber do NMBI com os passos (steps), eles enviarão uma senha e você pode acompanhar pelo site. Lá terá cada atualização do processo, os documentos que foram recebidos e etc.
STEP 5: Resposta do NMBI. Aqui você recebe uma carta (decision letter), onde eles descrevem o que precisa fazer pra ser enfermeiro aqui na Irlanda. Geralmente, eles dão 2 opções: Aptiude Test e Adaptation.
https://www.nmbi.ie/…/Cand…/Adaptation-assessment-candidates
Em alguns casos raros eles já dão a carta direto falando que você já está apto pra exercer (esse foi meu caso).
Lembrando que cada caso é um caso. As vezes eles podem dar só uma opção.
Se tiver que fazer o Aptitude Test neste link saberá mais a respeito.
Me parece que a taxa de aprovação pro Aptitude Test é super alta e com alguns dias após a prova você já pega o PIN. Essa prova é cara, algumas pessoas que fizeram me falaram que custa uns 2 mil euros.
LEMBRANDO, VOCÊ PODE FAZER O PROCESSO TODO DO BRASIL.
Agora você tem duas opções. Faz tudo do Brasil ou vem pra Irlanda pra se ambientar, praticar e aprender inglês.
Europa Intercambio estará aqui para te dar todo o suporte necessário para auxiliar na melhor escola de inglês com preparatório para o IELTS ou OET e também ajuda para obter visto, abertura em conta de banco na Irlanda, moradia e emprego. Entre em contato info@europaintercambio.com ou pelo link solicite orçamento!
A parte boa de estar aqui na Irlanda é que você conhece as regiões, sabe da qualidade e custo de vida, vive a experiência de intercambio, aprende mais sobre os irlandeses, consegue trabalhar como cuidador de idoso enquanto estuda e acaba que já tem uma base da área da saúde aqui. Alguns casos o seu empregador já te contrata como enfermeiro quando você pegar o registro (chamado de PIN), esse foi o meu caso.
A parte boa de fazer isso do Brasil é que você já pode vir com o emprego garantido, fazer as entrevistas por Skype. Lembrando que para fazer Adaptation e o Aptitude test você já tem que estar na Irlanda.
E UMA DICA: NÃO DEIXEM PRA FAZER IELTS NA ÚLTIMA RENOVAÇÃO DO VISTO.

O processo leva muito tempo e as vezes seu visto vence e não poderá ser renovado, pois existe um limite de renovação. Saiba mais sobre tempo de estadia na Irlanda enquanto estudante com a Europa Intercambio. Entre em contato info@europaintercambio.com ou pelo link solicite orçamento!
E, infelizmente não é só pegar o registro e tá tudo resolvido. Depois, com o PIN em mãos, tem que buscar emprego. Tem que distribuir currículo, aplicar on line, se preparar muito bem para as entrevistas. E quando você passar, o empregador tem que aplicar para o seu visto de trabalho. A parte boa é que enfermeiro entra na lista de critical skills e a procura por enfermeiros é grande. A parte ruim é que demora mais uns meses até sair o visto de trabalho. Não é muito fácil encontrar um lugar para fazer a adaptação, e as vezes o empregador arruma esse lugar e então quando você termina a adaptação (que dura de 6 a 12 semanas), envia a documentação pro NMBI e começa a atuar como enfermeiro. Lembrando que tem que passar na adaptação.
Última coisa: Eu, Marcelle, gastei na média de 800 euros no processo com inscrição, tradução de documentos, postagem de cartas e pagamento da anuidade. As provas (IELTS, OET, etc) não estão incluídas nesse valor.
Caso você esteja na Irlanda e queira trabalhar de cuidadora, esses são os principais sites de busca de trabalho:
www.irishjobs.ie
www.indeed.ie
www.jobs.ie
O nome do cargo é Health Care Assistant ou Care Assistant ou HCA.
Tenha seu diploma e a tradução juramentada. Isso já é suficiente pra poder trabalhar como Health Care Assistant.
Veja no link o que é necessário para obter o visto estude e trabalhe na Irlanda – Stamp 2 e entre em contato info@europaintercambio.com ou pelo link solicite orçamento!
Sobre Critical Skills: Acesse este link!
Caso algum detalhe não tenha ficado claro e vocês queiram mais alguns detalhes ou algum outro assunto relacionado a enfermagem deixem nos comentários. Temos um grupo no Facebook chamado Enfermeiros Brasileiros na Irlanda. Sintam-se a vontade em participar. Em média 1x ao mês nos encontramos aqui em Dublin. Hoje, até onde sabemos, somos 6 enfermeiros com PIN e 4 com a decision letter em mãos esperando pra começar a adaptação.
Para saber mais tem o enfermeiro Rafael Souza que tem um canal no youtube onde ele fala do dia a dia do enfermeiro. Ele também compartilha como foi o processo dele e tem vários vídeos de perguntas e respostas, bem esclarecedores. Inclusive a Sabrina Martins cita o Rafael no vídeo.

 

Best of luck!
Por: Marcelle Blaser
Enfermeira no Saint James Hospital Dublin

Tags: , , , , ,

Leave a Comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.




Top