#EuroNews – Brexit – Saída do Reino Unido da União Européia.

Brexit - Saída Reino Unido - Europa

Jornais do mundo inteiro têm reportado sobre o Brexit, e você sabe o que significa e quais as implicações para a Irlanda, Inglaterra e brasileiros com cidadania européia?

Brexit é abreviação de “British exit”, que se refere a saída do Reino Unido da Europa. A votação/referendum é dia 23/06 e assim os britânicos terão chance de decidir o futuro do Reino Unido (Irlanda do Norte, Wales, Escócia e Inglaterra).

A União Européia teve início após a Segunda Guerra, em 1951 os 6 primeiros países a terem um acordo foram: Alemanha, Bélgica, França, Itália, Luxemburgo e Holanda. Ao longo dos anos, outros 22 países entraram e hoje estão dentro da União ou Comunidade Européia.

Em janeiro de 2013, o Primeiro Ministro da Inglaterra David Cameron, afirmou que se o partido conservatista dele ganhasse nas eleições em 2015, haveria uma votação em 2016 para decidir se o Reino Unido saía ou não da União Européia.

Por que a Inglaterra quer saír da União Européia? Seguem abaixo alguns pontos interessantes.

1) Economizaria dinheiro, porque não precisaria contribuir com o orçamento da União Européia.

2) Mais de 50% das exportações são para países da União Européia, devido às taxas serem mais baixas para membros, eles ganham menos.

3) Pela lei da União Européia, eles não podem recusar pessoas da Europa a morar no Reino Unido. De acordo com a estatística nacional, 942.000 cidadãos da Europa Oriental, romenos e bulgarianos trabalham no Reino Unido, 791.000 trabalhadores são da Europa Ocidental e 2.930 não europeus com a maioria da China e Índia.

4) Em relação à segurança, o secretário dos trabalhadores e fundos, Iain Duncan Smith, disse que ao “deixar a porta aberta”, ataques terroristas podem ocorrer pois não há fiscalização para europeus ao entrar no país.

O secretário da defesa Michael Fallen já acha o oposto do secretário dos trabalhadores, ele disse “nós precisamos de um peso coletivo da Europa para tratar contra agressão da Rússia ou terrorismo.

Como o Brexit pode afetar a Irlanda? 

O Primeiro Ministro irlandês Enda Kenny está indo para Liverpool hoje (19/06/2016) ajudar na campanha para que os irlandeses moradores no Reino Unido votem ‘Não’ para para o Brexit. Hoje são 600.000 irlandeses morando no Reino Unido e entre 2 a 3 milhões descendentes de irlandeses.

O comércio de importação e exportação entre Irlanda do Norte (Reino Unido) e República da Irlanda será afetado e muito. Além disso, visitantes terão que passar pelo sistema de imigração e verificação de documentos, uma vez que a Irlanda do Norte não fará mais parte da União Européia.

Em termos de importação, a Irlanda importa 89% de produtos a base de óleo e 93% do gás do Reino Unido, ou seja, é esperada uma alta para o consumidor irlandês.

Os irlandeses acreditam que haverá um acordo especial entre República da Irlanda e Reino Unido. Ficamos na torcida!

Alguns pontos com ou sem Brexit continuarão o mesmo para os residentes da República da Irlanda que visitam o Reino Unido:

– As duas moedas são diferentes – Euro – República da Irlanda e Libra (Pound Sterling) – Reino Unido.

– Velocidade controlada no Reino Unido é milhas/hora e na República da Irlanda é Kilômetro/hora.

Como o Brexit pode interferir em pós graduação, faculdades e trabalho? 

Para quem tem visto europeu (Italiano, Espanhol, Português ou outros) ao provar que tem um nível avançado de inglês, paga-se taxas e cursos de pós graduação e faculdade igual ao britânico.  Caso o Brexit tenha o ‘Sim’, estudantes europeus pagarão taxas muito maiores, pois serão considerados estudantes internacionais. Estima-se uma queda considerável nos números de estudantes no Reino Unido, pois 1 em cada 10 pós graduados não são do Reino Unido.

Os brasileiros que têm visto europeu só poderão mudar para Inglaterra, Escócia, Wales ou Irlanda do Norte para trabalhar se houver uma prova de trabalho concreto no país de destino, caso contrário terá que mostrar a passagem de saída do país, provar que tem dinheiro para o período da visita e se estudar, será considerado um estudante internacional em termos de visto.

O referendum, votação para saber se o Reino Unido permanece ou não na União Européia será dia 23/06. Vamos aguardar para saber a resposta final.

Europa Intercambio – 19/06/2016

Seguem alguns artigos para ler e entender um pouco melhor sobre o Brexit.

http://ec.europa.eu/enlargement/policy/from-6-to-28-members/index_en.htm

http://www.economist.com/blogs/graphicdetail/2016/02/graphics-britain-s-referendum-eu-membership

http://www.theweek.co.uk/eu-referendum

http://www.thejournal.ie/enda-kenny-brexit-uk-visit-2826391-Jun2016/

http://goireland.about.com/od/BackgroundInformationIreland/fl/Ireland-and-the-Brexit.htm

http://www.theguardian.com/politics/2016/jun/14/university-chief-rejects-claim-that-brexit-will-not-deter-eu-students

https://jobspotting.com/en/journal/what-the-brexit-could-mean-for-european-workers/

https://www.juliusbaer.com/uk/en/news-wall/news-detail-page/item/brexit-risks-brazil-turmoil-european-bond-hype/

Tags: , , , , , , , , , , , , , ,

Comments are currently closed.

Top